Home MUSEU Cultura Chinesa A Torre de Madeira do Distrito de Ying

A Torre de Madeira do Distrito de Ying

A China possui milhares de torres budistas. Apesar de o budismo ser introduzido a partir da Índia, o estilo arquitetônico das torres budistas na China integrava, em si, características tradicionais chinesas e indianas. Hoje, vamos falar sobre a maior e a mais antiga torre budista de madeira do País.

A Torre de Sakiamuni, no Templo de Fogong, situa-se na Província de Shanxi, no Norte da China. Ela é mais conhecida como a Torre de Madeira do Distrito de Ying. A construção foi iniciada em 1056, durante a dinastia Liao, só foi completamente terminada 140 anos depois. O corpo da torre, com cerca de 70 metros de altura e sua base redonda, com 30 metros de diâmetro, estão apoiadas numa base de 4 metros de altura. A obra consumiu 3 mil metros cúbicos de pinho.

Os construtores herdaram a tradição da dinastia Han, de 206 a 220, e da dinastia Tang, de 618 a 907. Em forma octogonal, a torre possui cinco andares aparentes e quatro rubricas.

Há mais de 900 anos, a torre de madeira do distrito de Ying enfrenta grandes terremotos. Segundo os registros históricos, num terremoto de 6,5 graus, as casas ao redor da torre desmoronaram e a mesma permaneceu em pé. Nos últimos anos, alguns terremotos aconteceram na região, em que a torre balançava e os sinos suspensos nos alpendres tocavam, mas a sua estrutura não foi afetada. Na guerra civil, a torre foi atingida por mais de 200 bombas, mas nem isto conseguiu prejudicar radicalmente a torre. Muitas torres antigas foram destruídas fulminadas por raio, mas a torre de madeira do distrito de Ying sempre permaneceu intacta.

Cientistas descobriram que as estruturas de madeira sobrepostas da torre têm grande resistência aos abalos sísmicos e as estruturas intercaladas, que não utilizavam pregos, são resistentes e flexíveis aos choques, bem como os encaixes distribuídos na torre servem como pontos de articulação fluxíveis para minimizar a força dos choques grandes, enquanto seus quatro andares rubricos desempenham uma função de intensificação da estrutura da construção. A Torre de Madeira tem um adorno de ferro em seu telhado, que serve de pára-raios.

A torre de madeira do distrito de Ying é a mais antiga da China e representa os êxitos alcançados pelos arquitetos da antiguidade chinesa.