Home MUSEU Cultura Chinesa História do bom atirador de flecha

História do bom atirador de flecha

No Período dos Reinos Combatentes, cada reino tinha algumas personalidades famosas, cujas memórias se transmitem até hoje.

O general do reino Qin, Bai Qi, era famoso pela arte da guerra e conquistou a fama de “general invencível”. Um ano, o rei mandou Bai Qi a atacar o reino Wei. Muitas pessoas estavam preocupadas com a reação em cadeia provocada por uma eventual vitória dos Qin.

Su Li, conselheiro do reino Zhou, foi mandado a aconselhar a Bai Qi que não atacasse o reino Wei e contou uma história ao “general invencível”:

Yang Youji era um bom atirador de flecha e podia acertar as folhas de álamo com exatidão a cem passos da árvore. Pan Hu era também hábil em usar arco e flecha. Os dois decidiram realizar uma competição, que atraiu logo muitos espectadores.

Pan Hu saiu primeiro e lançou três flechas. Todas acertaram o ponto vermelho no centro do alvo colocado a uma distância de 50 metros. Ganhou os aplausos dos espectadores.

Yang Youji observou as circunstâncias periféricas e disse: “o alvo é grande e está muito perto. Vamos adotar como alvo as folhas de álamo a cem passos”.

Dito isto, mandou fazer sinal em uma folha da árvore que estava a cem passos,  atirou uma flecha e acertou-a.

A multidão ficou com a boca entreaberta. Mas, Pan Hu não acreditava que seu adversário pudesse acertar sempre. Escolheu pessoalmente três folhas, as enumerou e pediu que Yang Youji acertasse uma por uma em ordem crescente.

Yang Youji chegou à árvore, verificou os números nas folhas. Depois, recuou cem passos e disparou três flechas, abatendo as três folhas. Pan Hu ficou convencido.

Quando todos o aclamavam, um espectador que havia permanecido ao lado de Yang Youji disse friamente: “Apenas pessoa com capacidade para acertar folhas do álamo merece meus conselhos”.

Ouvindo estas palavras, Yang Youji pensou quem seria esta pessoa tão arrogante. Mal-humorado, indagou: “O que você quer ensinar-me sobre a técnica de atirar flechas?”.

Inesperadamente, o homem respondeu com a maior calma: “não vou ensinar-lhe como usar o arco e flecha. Quero dar-lhe alguns conselhos sobre como preservar sua fama de bom atirador. Gostaria de saber se pensou algumas vezes que, uma vez que esgote suas forças, ou erre, sua fama de “cem tiros, cem tiros certeiros” seria prejudicada? Um bom atirador de flecha deve saber proteger sua fama”.

Contada a história, Su Li disse a Bai Qi: “o senhor goza da fama de general invencível. Mas, o reino Wei é um osso duro para você. Se não conseguir uma vitória imediata, sua fama será afetada”. Ouvindo estas palavras, Bai Qi seguiu os conselhos e desistiu o ataque ao reino Wei, sob o pretexto de uma doença.