Home MUSEU Cultura Chinesa HUNG BAO – O envelope Vermelho

HUNG BAO – O envelope Vermelho

Esta tradição adveio de uma lenda, onde uma deusa que habitava a Terra, não tendo encontrado presente que retratasse sua gratidão ao deus maior (Sam Kuó), colocou em um envelope vermelho seu coração e ofertou-o ao mesmo e, antes que aquele pudesse abrir tal envelope, a mesma virou-se e foi embora por vergonha, pois pensava que nem a sua vida seria capaz de representar sua gratidão.

O Hung Bao significa literalmente envelope vermelho, sendo confeccionado em papel desta cor. O motivo de ser vermelho é que para o chinês, vermelho representa “sorte”, ou seja, o cumprimento do destino sem a intervenção de fatores estranhos a este processo em si.

O fato da sorte ou revés é de grande importância na cultura tradicional oriental, uma vez que o Chinês mais especificamente é muito auspicioso e busca andar em harmonia com o Universo, evitando assim trazer lhe mau agouro.

Este tipo de envelope é muito comum na China, sendo vendido em praticamente todo o comércio, ele é caracterizado de forma que na parte externa do envelope uma mensagem que deve estar relacionada com a vontade motivadora da entrega do mesmo ao destinatário, ou seja, seu votos e desejos.

Desta forma, aquele que esta direcionando o presente, fazendo com os elementos completos (remetente, mensagem e destinatário), a energia poderá ser direcionada adequadamente através do Hung Bao.

Tudo aquilo que estiver escrito no Hung Bao deverá ser em dourado, pois para os chineses esta é a cor mais nobre. Na China Antiga, somente pessoas pertencentes à Família Imperial ou que tivessem autorização especial da mesma para utilização desta cor.

Em minha estadia na China, conhecendo a Cidade Proibida, pude observar a importância que a cor dourada recebia pelo Imperador, e se fosse usada sem sua autorização, aquele que desobedeceu a ordem podia ser levado a morte.

A cor dourada para o Imperador era o símbolo de sua ligação com o céu, de realiza, de autoridade maior.

No caso do Hung Bao o dourado servirá como demonstração da importância do desejo escrito.

A razão pela qual o Hung Bao carrega o elemento que representa a energia que propulsionará a mensagem escrita é o dinheiro, sendo que a quantia depositada no envelope deve ter significado pessoal, tanto para quem entrega, quanto para quem recebe.

Como sabemos, a energia que o mesmo carrega é muito positiva, pois é fruto do nosso labor. Para que a mensagem tenha força, a quantia em dinheiro a ser colocada no Hung Bao representa, simbolicamente, o valor que irá alavancar o desejo a ser realizado.

Importante salientar que esta energia é propulsora de seu desejo para com seus objetivos, representa também o valor que você atribui a tudo que esta aprendendo, é um presente e como tal deve estar a altura de quem o recebe.

Esta valoração deve seguir os fatores que norteiam sua busca dentro da família, é o momento no qual, você retribui um pouco do que seu Shifu pode te proporcionar, uma vez que o Hung Bao nunca poderá caracterizar pagamento de nada, mas sim, um presente.

No Brasil encontramos estes envelopes prontos, provenientes da China, geralmente em livrarias chinesas ou de artigos orientais, muitos dos quais já vem com uma mensagem em Chinês para cada situação, tais côo , aniversario, votos de casamento, Ano Novo e assim por diante.

Com a inserção do mundo capitalista na cultura marcial, muitos alunos ainda acham que por pagarem pelos treinamentos, já são dignos de receberem o conhecimento almejado, porem, o verdadeiro Kung Fu não pode ser vendido, só pode ser conquistado, e o Hung Bao não tem caráter de pagamento ou compra ante um verdadeiro Shifu, mas tão somente de presente e reconhecimento.

Por isso, o valor do dinheiro tem uma forte relação com a importância do desejo. Como o Hung Bao deve ser sempre entregue de bom grado, o valor deve ser sempre significativo para quem o entrega, ou seja, a pessoa deve sentir que é um valor que lhe faz diferença, porém não deve ser uma quantia que irá lhe prejudicar.

Todo presente deve vir de coração, e assim, será recebido na mesma intensidade.