Home CURSOS Artes Marciais Applied Wing Chun

Wing Chun

O Sistema Wing Chun é uma Arte marcial Chinesa que teve sua origem há aproximadamente 300 anos, oriundo do templo Shaolin do Sul.

Suas principais características é a simplicidade de movimentos, com utilização da força estrutural do corpo do praticante e a força do oponente contra o agressor, proporcionando desta forma eficácia e objetividade no combate real.

Ataque e defesa simultâneos e golpes priorizando a linha reta entre o praticante e o oponente são pontos marcantes na atuação do lutador de Wing Chun.

Dotado de golpes explosivos com direcionamento a pontos vulneráveis do corpo do adversário, ganhou fama e popularidade por seus resultados efetivos em defesa pessoal real, pois não há proibição de alvos a serem atingidos, e não obedece regras como a maioria dos sistemas de combate.

Para expressar de forma mais efetiva sobre o sistema como um todo, em especial a pratica marcial, nada melhor que a experimentação, porem, neste site, trago vídeos que podem levar o internauta a ter uma maior compreensão pela imagem, o que em textos acaba se tornando muito superficial.

Mestre Li Hon Ki demonstrando o Muk Djon de nossa família.

Abordarei abaixo de forma resumida a historia que tradicionalmente é passada nas escolas de Wing Chun, porém, não é a forma que foi transmitida a minha pessoa pelo meu Mestre, a qual me reservo no direito de dividir com minha família Kung Fu.

Após a destruição do templo Shao Lin, Ng Mui transmitiu seus conhecimentos a uma jovem de nome "Yim Wing Chun", que certa vez, teve de se defrontar em um duelo, no qual, consagrou-se vitoriosa.

Mais tarde, ao se casar, transmitiu ao marido Leung Bok To, suas técnicas de defesa. Este, passando a desenvolver o sistema, o denominou como “Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun)”.

Leung Bok To transmitiu seus conhecimentos a Leung Lan Kwai que transmitiu a Wong Wah Bo. Wong Wah Bo trabalhava na ópera chinesa, e nessa época as companhias de ópera e teatro costumavam viajar de uma cidade para a outra por meio de embarcações. Wong trabalhava no Junco Vermelho com Leung Yee Tai, que era bastoneiro na embarcação, empurrando o barco com um longo bastão onde o rio era mais estreito e raso.

Vindo a saber que seu amigo tinha habilidades especiais com o bastão, pois havia sido aluno do monge Jee Shin, prestou-se a trocar seus conhecimentos de Wing Chun com ele, o que contribuiu para a entrada das técnicas de bastão longo no sistema, que até então só tinha como armas as espadas gêmeas (facas borboletas).

Leung Yee Tai transmitiu a arte de Wing Chun para Leung Jan, um famoso médico da província Fosan, que gostava muito de assistir a ópera chinesa, motivo ao qual, passou a se conhecerem.

Dado as atividades profissionais que exercia, Leung Jan não dispunha de muito tempo para o ensino, transmitindo seus conhecimentos para poucos, entre os quais, seu filho Leung Bek, e Chan Wah Shun, um rapaz que trabalhava no cambio de troca de dinheiro, sendo este conhecido como "Wah o trocador".

Quando idoso, com mais de 70 anos, foi convidado para lecionar Wing Chun na propriedade da família Ip, uma das mais nobres da cidade de Fosan, onde ao jovem Ip Man transmitiu seus conhecimentos.

Depois de seu falecimento, e já adulto, Ip Man praticou com Leung Bek (filho mais novo do mestre Leung Jan), com quem aprimorou seus conhecimentos.

Ip Man começou a ensinar já em idade avançada. Teve muitos alunos, porém, poucos tiveram aulas particulares com ele, dentre os quais, Leung Shiu Hung (Duncan), um jovem vindo da cidade de Macau para estudar no famoso colégio Inglês "Santo Estefano" e que por intermédio do amigo Lee Jun Fan (Bruce Lee) começou a treinar com Ip Man.

Em 1959, Duncan viajou para Austrália para cursar faculdade de economia, e em 1970 chegou aos EUA com sua família, onde reside até hoje.

Li Hon Ki conheceu Duncan nos EUA, por intermédio de seu irmão Robert e chegando ao Brasil, transmitiu seus conhecimentos a uma classe seleta de alunos, dentre eles, Marcelo Florentino, Cláudio Rangel, Alberto França, Hudson Willian que, visando a divulgação do Applied Wing Chun no Brasil, juntamente ao mestre Li Hon Ki, fundaram a associação AWCB com o propósito de unificar e padronizar o ensino Applied Wing Chun do Grão Mestre Duncan Leung em todo o território nacional.

Ip Man teve diversos alunos, entre eles um dos mais famosos é o Grão-Mestre Duncan Leung, patriarca de uma das famílias mais numerosas de Wing Chun, no qual o Grandioso Mestre Li Hon Ki é aluno particular e representante para toda America do Sul. 

Nossa Escola é equipada com Muk Djon (boneco de madeira), Pneus para treino, tatames para luta, alem de uma gama de equipamentos para o melhor desempenho de seus alunos.

Segue Algumas fotos de treinos em nossa academia, esperamos por vocês.