Home MUSEU Cultura Chinesa Selo Escupido Chinês

Selo Escupido Chinês

Na China há quatro tradicionais artes: selo (selo escupido), caligrafia, pintura, poesia.


Inicialmente, o selo, também chamado de selo oficial, foi o símbolo do poder. Na Dinastia Qin, o primeiro Imperador Ying Cheng fez uma regulamentação rígida sobre o uso do selo, a fim de manter o seu prestígio: o selo pessoal do imperador era o selo nacional, enquanto o selo oficial foram chamados de Yin ou  Zhang. Os nomes não podem ser confundidos. Antes de Ying Cheng unificar a China, ele tinha roubado Lantian de Jade, o famoso "He Shi Bi", o Tesouro Nacional do principado de Zhao, e fez o selo nacional fora do jade.
Quando veio a Dinastia Han, a criação do selo tornou-se um tipo de produção artística. Para além dos "Seis selos nacionais", o Imperador também estipulou que o selo de funcionários que tem mais de 2000- dan (dan, uma unidade de medida seca para grão igual a 100 litros na China antiga) 2000  Grãos como salário era chamado de Zhang; enquanto o selo de funcionários que tem salários de 200 a 1000-dan grãos foram chamados de Yin. Os restos dos selos foram chamados de selos pessoais. Nessa altura, os selos oficiais foram cerca de um centímetro Cúbico, enquanto os selos pessoais foram menores. A Dinastia Han foi uma Idade do Ouro do selo. Os Selos na Dinastia Han juntos com a Tang como uma poesia, uma Canção Ci, e Yuan Qu, foi brilhante o patrimônio histórico do povo Chinês.
Após a Dinastia Song, as pessoas começaram usar um selo quando eles trabalham em escritas artísticas chinesas e pinturas. Eles estavam acostumados a dedicar os seus nomes na pintura depois de terem acabado. Para que possamos encontrar o selo de muitos famosos calígrafos e Pintores, como Su Dong Po, Huang Ting Jian, e o Imperador Hui da Dinastia Song. O selo não é apenas um componente das Antigas Artes Gráficas, mas também uma arte independente em si.

Uso do Selo

Os selos Chineses estiverem em especial padrões. Após a realização, as pessoas podem carimbar os seus selos após imersão uma pasta de tinta vermelha. Então, nós podemos achar que a tinta é inseparável dos selos. A pasta de tinta é feito em vermelho forte (com um tipo de compostos de mercúrio). Para ter alta qualidade da pasta de tinta deve ter a cor brilhante e não desaparece depois de um longo tempo. E uma pasta de tinta são armazenadas em recipientes feitos de supostos materiais magnéticos. E devemos misturar a pasta de tinta tão freqüentemente como nós podemos, de forma que a tinta não vai Colar ou endurecer. Uma atenção especial, a pasta de  tinta deve ser colocada dentro de caixas de madeira ou de seda, de modo a não sejam misturadas ou cobertas com poeira.