Home MUSEU Terapias Chinesas Medicina da nacionalidade Zhuang

Medicina da nacionalidade Zhuang

A etnia Zhuang é uma etnia minoritária mais populosa da China. Desde a dinastia Tang, os zhuangs formaram sua própria medicina. As obras medicinais publicadas nas dinastias Tang e Song (618-1279), registram remédios do sul da China, quer dizer, da região habitada por zhuangs. Nas dinastias Ming e Qing, a medicina dos zhuangs era mais avançada, o que foi registrada no “Compêndio de Ervas Medicinais” de Li Shizhen e outras obras. Além disso, já foram instalados órgãos de educação da área médica com muitos mestres médicos.

 Em sua conjuntura, sem muitos registros, a medicina da nacionalidade Zhuang foi transmitida por mestres anteriores a seus sucessores. As receitas  transmitidas contribuíram com o desenvolvimento da medicina chinesa.   

Terapia da medicina da nacionalidade Zhuang

Os métodos da etnia Zhuang encontram-se em desenvolvimento e ainda não tem um sistema perfeito, pois mesclam remédios e folclore. Como a região da nacionalidade Zhuang situa-se em montanhas sub-tropicais com ricos recursos em fauna e flora, as matérias primas emanam de cobras, aves etc
Remédios da nacionalidade Zhuang têm um efeito muito forte para coibir a ação de venenos. A teoria da medicina Zhuang também se baseia em combater o veneno com o próprio veneno.