Home MUSEU Terapias Chinesas Medicina da nacionalidade Miao

Medicina da nacionalidade Miao

Para os Miao, há seis fatores que podem provocar doenças. Eles são o veneno, fraquesa, ferimentos, micróbios e insetos. O diagnóstico é feito pela observação, audição e toque, além das tradicionais perguntas, a fim de conhecer as mudanças e anormalidades do doente.

 A medicina Miao utiliza ervas medicinais e elementos de animais, mas emprega menos minerais. Os remédios se dividem em três tipos: quentes, frios e amenos. Os quentes são usados para curar doenças com frio, os frios são usados para tratar doenças com calor, enquanto os amenos são usados para prevenir e fortificar o corpo. Segundo dados incompletos, a medicina da etnia Miao conta com mais de 1500 variedades de remédios, 200 das quais são mais empregadas.

As matérias medicinais são produzidas e recolhidas principalmente nas montanhas Miaoling, Wumeng e Wuling. Devido a diferentes climas nesta região com sua topografia bem diferente, as ervas medicinais são muito variadas, tais como Houttuynia. Nos últimos anos, o povo miao começou a formar centros de produção de ervas medicinais, tais como tuberculo de gastrodia elevada, Fulin(poria cocos) e corteza de eucommia, o que ajudou muito a indústria farmacêutica da China.