Home MUSEU Cultura Chinesa Huang Di Combate Chi You

Huang Di Combate Chi You

Há milhares de anos, as margens dos rios Amarelo e Yangtsé eram habitadas por muitas tribos. Reza a tradição que Huang Di e Yan Di eram os mais famosos chefes no curso do rio Amarelo e, ao mesmo tempo, no rio Yangtsé, Chi You comandava a tribo Jiuli.

Chi You tinha 81 irmãos. Todos possuíam corpos de animais, rostos humanos, cabeças de bronze e braços de ferro. Eram hábeis na produção de armas como a faca e o arco e flecha. Valendo-se desta poderosa força, Chi You hostilizava com frequência outras tribos.

Cetra vez, Chiyou teria ocupado a região de Yan Di. Este queria retomar o território perdido, mas acabou derrotado e se retirou para Zhuolu, território sob o domínio de Huang Di.

Huang Di pretendia, desde há muito, eliminar a tribo de Chi You e organizou uma frente entre várias tribos para travar uma guerra contra Chi You.

No início, as tropas de Huang Di não podiam fazer frente ao poderio bélico de Chi You e acumularam várias derrotas. Em certa ocasião, quando ambos os exércitos estavam em meio a uma renhida batalha, Chi You fez um conjuro produzindo uma densa neblina que desorientou os soldados de Huang Di. Mas, graças ao carro-bússola que Huang Di tinha fabricado, seus homens se orientaram e puderam romper o cerco.

Logo, Chi You chamou o deus do vento e a chuva para promover uma tempestade. Mas, Huang Di chamou sua filha, a deusa da Seca, emanando uma grande quantidade de calor que acabou de um golpe com a tempestade.

A batalha decisiva se realizou em Zhuolu, imortalizada em muitos livros e registros históricos. Com a ajuda dos Kuafu, uma tribo de gigantes do Norte, cujo ancestral era Kuafu, aquele que morreu de sede ao perseguir o Sol, Chi You fez com que Huang Di retrocedesse 25 quilômetros. No entanto, este pôs em prática uma estratégia ensinada pela Deusa dos Noves Céus e venceu finalmente Chi You, que acabou capturado e decapitado. Para evitar o ressurreição de Chi You, Huang Di ordenou que sua cabeça fosse enterrada em Shandong, a mais de 500 quilômetros de distância do local onde fora enterrado seu corpo.

Depois da vitória sobre Chi You, Huang Di tornou-se o chefe de todas as tribos das planícies centrais, dominando uma área que se estendia até o Mar no Leste, a província atual de Gansu no Oeste, o rio Yangtsé no Sul e as atuais províncias de Shanxi e Hebei no Norte. Segundo a lenda, quando Huang Di completou 100 anos, um dragão alado o levou ao céu.