Home MUSEU Cultura Chinesa Gun e Yu Controlam os Rios

Gun e Yu Controlam os Rios

Na China, a história sobre o controle dos rios por Yu, o Grande, é muito famosa. Yu é considerado um herói que agia em benefício da população.

Antigamente, ocorreu uma grande inundação que durou 22 anos. A terra tornou-se um oceano; a população não tinha onde se abrigar ou como se alimentar. O número de pessoas caiu radicalmente. O rei Yao estava muito preocupado com a situação e convocou uma reunião dos chefes tribais. A reunião decidiu enviar Gun para controlar os rios.

Uma vez recebeu a ordem, Gun começou a planejar o controle das inundações e lembrou-se de um dito popular: “Na guerra usam-se soldados; Nas inundações, terra”. Gun considerou: se construir alguns diques em torno das aldeias, elas serão protegidas contra as inundações. Mas, durante as inundações, onde poderemos encontrar tal volume de terra e de pedras para se construir os diques necessários? Neste momento, uma tartaruga mágica saiu das águas e disse a Gun: “No palácio celestial há um tesouro chamado Xirang. Pode lançar o tesouro nas águas e ele crescerá rapidamente formando montes e diques”. Muito contente, Gun se despediu da tartaruga e foi ao Oeste em busca do tesouro.

Vencidas muitas dificuldades, Gun chegou à montanha Kunlun do Oeste e pediu ao imperador celestial o tesouro Xirang para salvar a população. No entanto, o imperador celestial recusou o pedido de Gun. Sem outra saída, Gun roubou Xirang e voltou à terra natal. Lançou Xirang às águas e este começou a crescer rapidamente. O nível das inundações subiu um metro, Xirang também subiu um metro e passou a acompanhá-lo sucessivamente. Os aldeãos se livraram das inundações e começaram a cultivar a terra.

Inteirado do roubo praticado por Gun, o imperador celestial enviou suas tropas para recuperar seu tesouro. Sem a proteção de Xirang, as inundações tornaram a  destruir os diques e as terras cultivadas, matando afogadas milhares de pessoas. O rei Yao ficou muito zangado e ordenou: “Gun só pensa em impedir as inundações. Mas, quando os diques se rompem, as inundações causam maiores calamidades. Já se passaram nove anos e ele não obteve nenhum êxito. Por isso, deve ser executado”. Gun foi aprisionado e levado para a montanha Yu. Depois de três anos, acabou decapitado.

Vinte anos se passaram. O rei Yao abdicou do trono em favor de Shun. Este mandou Yu, o Grande, filho de Gun, para controlar as inundações. Desta vez, o imperador celestial entregou o seu tesouro Xirang a Yu. No início, Yu mandou construir diques para impedir o alastramento das inundações tal como o seu pai tinha feito. Mas, depois de vários fracassos, Yu entendeu que além da construção de diques, o combate às inundações exige ainda um sistema de drenagem. Então, mandou a tartaruga mágica carregar Xirang e acompanhar a sua viagem pelo país. Lançou Xirang nas zonas baixas para elevar o terreno e, ao mesmo tempo, adotou como guia o dragão mágico para ordenar os rios e canalizar as inundações rumo ao mar.

Dizem que Yu se despediu de sua noiva quatro dias depois do casamento para controlar as inundações. Durante 13 anos, passou pela porta da casa três vezes, mas não entrou. Por sua inteligência e diligência, as inundações foram controladas e os rios foram ordenados, com o que a população passou a viver em paz e felicidade. Para agradecer Yu, o povo o respeitava como rei, obrigando o rei Shun a abdicar do trono em seu favor.